domingo, 2 de agosto de 2009

Deu no New York Times... (1)

http://viagem.uol.com.br/ultnot/2009/07/31/ult4466u649.jhtm

Mergulhe nas loucas noites de São Paulo
SETH KUGEL
New York Times Syndicate

As áreas de vida noturna padrão na zona sudoeste de São Paulo - o Itaim Bibi, para o público endinheirado, e a Vila Madalena, onde um público (ligeiramente) mais boêmio lota os bares com mesas ao ar livre - ainda mantêm sua força. Mas um renascimento está em andamento mais próximo do centro da cidade, mais especificamente no lado "ruim" da Avenida Paulista, a importante artéria que separa o centro dos bairros de classe mais alta da zona sudoeste da cidade.

Isto é especialmente verdadeiro ao longo da Rua Augusta e das duas vias paralelas que a flanqueiam, a Rua Bela Cintra e a Rua Frei Caneca - uma área cada vez mais tratada como Baixo Augusta. Até grande parte desta década, ali era uma região de luz vermelha, cheia de prostitutas de rua e clubes de sexo. Mas nos últimos anos, ela também se tornou uma região de clubes gays, uma região de lounges, de pontos de encontro de adolescentes, até mesmo uma região de velhinhas levando seus cachorros para passear. É um local bastante interessante no qual passar um começo de noite: um manicômio onde vale tudo.

Há lugares elegantes como o Mestiço (Rua Fernando de Albuquerque, 277; 11-3256-3165;
http://www.mestico.com.br/), um restaurante tailandês com combinação colorida de pratos do Brasil e da Índia. Ou experimente o Exquisito (Rua Bela Cintra, 532; 11-3151-4530; http://www.exquisito.com.br/), um dos poucos lugares na cidade que servem o que os americanos chamam de cozinha pan-latina.

Do outro lado da rua fica o Geni (Rua Bela Cintra, 539; 11-3129-9952;
http://www.geniclub.com.br/), um clube com vários andares em um velho casarão que já abrigou de tudo, de clínica de saúde a bordel (ou pelo menos é o que dizem os garçons; é no mínimo um bom marketing), e agora conta com pista de dança e minilounges temáticos.

Mas dois clubes gays - ou mais precisamente clubes GLS (a sigla brasileira para gays, lésbicas e simpatizantes) - estão no coração da vida noturna local. Um é o Vegas (Rua Augusta, 765; 11-3231-3705;
http://www.vegasclub.com.br/), uma discoteca com uma festa after-hours que prossegue até depois do amanhecer. Fecundo Guerra, o proprietário, abriu dois novos bares em março: o Volt (Rua Haddock Lobo, 40; 11-2936-4041; http://www.barvolt.com.br/), com letreiro de néon remetendo aos velhos tempos ruins da Augusta, e o Z Carniceria (Rua Augusta, 934; 55-11-2936-0934; http://www.zcarniceria.com.br/), situado em um antigo açougue/matadouro com ganchos de carne e arte com tema de carne, mas oferecendo muitas opções vegetarianas no cardápio.

Outro clube GLS é o A Loca (Rua Frei Caneca, 916; 11-3159-8889;
http://www.aloca.com.br/), uma boate labiríntica, semelhante a uma caverna, com pista agitada, dominada por homens. Se "homens" ou "dança" não é o seu lance, há muitos outros espaços disponíveis. Ela é tamanha referência que o bar sem letreiro descendo a quadra simplesmente se chama bar da Loca - ninguém parece saber seu verdadeiro nome.

Também há um quê de Nova York no ar, com uma muito rara (no Brasil) pizarria por fatia, parte de uma pequena rede chamada O Pedaço de Pizza (Rua Augusta, 1463; 11-3285-2117;
http://www.opedacodepizza.com.br/), e o Astronete (Rua Matias Aires, 183-B; 11-3151-4568; http://www.astronete.com.br/), um bar que parece saído de Williamsburg e dirigido por um casal brasileiro que já morou no Brooklyn. Um novo lounge, o Sonique (Rua Bela Cintra, 461; 11-2628-8707; http://www.soniquebar.com.br/), parece um ponto descolado saído diretamente do distrito de processamento de carne de Manhattan - até você perceber as diferenças sutis (a paixão por suco de fruta nas margaritas) e as óbvias (o casal de lésbicas se beijando ao lado do casal de gays, que se beijavam ao lado do casal hétero).

Mas o que você mais encontrará, especialmente nas noites de fim de semana, é confusão. Da boa, do tipo de São Paulo.

Tradução: George El Khouri Andolfato

Nenhum comentário:

Postar um comentário