quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Felizes pais paulistas


Estou escrevendo para parabenizar os bons pais em todo o mundo, mas também para tratar de uma notícia que, às vésperas do dia dedicado a eles, é um ótimo presente aos que vivem no Estado de São Paulo: seus filhos viverão em um mundo melhor! (ou pelo menos em um SP melhor).













A partir de 7 de agosto de 2009, entra em vigor lei estadual que proibe poluir alguns ambientes públicos com fumaça de cigarro, colocando o Estado em linha com outras sociedades ao redor do mundo que praticam o zelo pela vida e saúde de quem quer viver e estar bem. Naturalmente, desocupados de cafeteria ficarão blablablando se a lei é totalitária ou se fere a própria ordem jurídica. Mas o que importa é que, enquanto isso, seus filhos irão às baladas respirar um ar melhor e beijar pares menos fétidos. E crescerão mais saudáveis e sociáveis. E poderemos celebrar mais uma contribuição pacífica à evolução da espécie.

2 comentários:

  1. Comentário do meu amigo Samuel Bracarense:

    "Candidato a desocupado de cafeteria, o único argumento que me comove em relação à lei é a defesa da saúde dos que trabalham nos bares e afins (os outros vão ou não por livre-arbítrio)... no mais, a histeria anti-tabagista só soma águas aos fanáticos pelo controle social ...

    Samuel"

    ResponderExcluir
  2. Na verdade...
    Devo admitir que proibir nunca deveria ser bonito ou digno de louvor...
    Não seria muito mais civilizado e belo simplesmente aceitar que estou ferindo a liberdade do próximo ao baforar nos circunstantes (que nenhuma intimidade querem comigo ou com meu hábito tabagista) fumaça que fiz antes passear pelos meus próprios pulmões?

    Creio que não há uma lei específica contra o flato em público, em local fechado ou coisa que o valha... O que há é um mínimo de pudor e respeito pelo próximo. Se assim fosse com o caso do cigarro em ambiente público e fechado, veja que sociedade evoluída seríamos...

    ResponderExcluir