quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Dezembro


Dezembro sempre foi meu mês favorito. Quando criança, ele me chegava como o início das férias e o início do verão (embora o Piauí não tenha estações definidas, dezembro lá significa chuvas leves e temperatura mais amena). Chegava-me também pelas decorações iluminadas das cidades, pelos presentes de Natal, pelo astral sorridente e cordial das pessoas nas ruas (fosse pelo recesso no trabalho ou pelo 13o salário) e pelas mensagens de solidariedade e esperança na TV. Depois que crescemos, tendemos a olhar o mundo com menos brilho (segundo os oftalmologistas, devido a um enrijecimento do cristalino). Mas as coisas de dezembro continuam lá: férias ou recesso para muitos, verão, decorações iluminadas, presentes, 13o e mensagens de que Deus acertou ao criar o homem. Talvez por isso, mesmo depois de enrijecido o cristalino, dezembro continua meu mês favorito.
É um tempo em que muitos (eu, inclusive) se propõem a fazer uma pausa e reavaliar os caminhos, pensar nas famosas "promessas de ano novo". Pensando em 2009, lembro que será ano de PISA, ano de eu espumar de raiva com o mais célebre índice de mediocridade (e condenação ao quinto mundo) do Brasil. Mas também lembro que o seriíssimo projeto Todos Pela Educação continuará firme em perseguir as metas para 2022 (e sem muito governo pra atrapalhar). Lembro que o Gordo, se chegar a jogar, irá desperdiçar jogadas do Corinthians por mera falta de condicionamento físico. Mas vou torcer doentiamente pra ele não prejudicar a harmonia do grupo, pra ele gerar muito dinheiro pro clube, pra eu queimar a língua sobre a condição dele e pra o Timão ter realmente um "dois mil e 9-fenomenal". Lembro que em 2009 voltarei a calçar sapatos, o que pra mim é a melhor metáfora da opressão. Mas lembro que, embora calçando sapatos, reencontrarei meus amigos de Bacen e atuaremos em projetos empolgantes.
É... dezembro é mesmo a janela da esperança! E o que mais espero é que, assim como eu, os amigos que fui colhendo pela vida tenham planos auspiciosos e consigam realizá-los todos!

Boas festas, bons planos e ótimo 2009 a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário