quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O mochileiro das galáxias e a JAL


A seguir está um post retirado (e adaptado) de um blog temporário, chamado mochileiro das galáxias, que criei para os curiosos acompanharem um mochilão que eu fazia à época...

O Mochileiro das Galáxias espera que, após a leitura de alguns posts, as pessoas se sintam encorajadas a levantar da cadeira, pegar um bom par de calçados e uma mochila e sair para conhecer seus vizinhos, mesmo que eles estejam um pouquinho pra lá do horizonte. Welcome aboard!!!

Noite de quinta-feira, 26 de outubro de 2006. Minha primeira curiosidade era sobre o vôo da JAL. Sim, porque mochileiro que se preza pesquisa o vôo mais barato e descobre que SP-NYC não é pela AA, Delta, United ou Continental, mas pela gloriosa Japan Airlines!!! O vôo era Sampa-NYC-Tokyo e, conforme esperado, a grande maioria dos passageiros eram japas. Japas mesmo! Não estou falando de nissei, sansei ou não-sei, mas de japas mesmo, daqueles com quem a comunicação beira o inviável! E os avisos, tanto no aeroporto quanto na aeronave, eram dados primeiro em japonês e só então em inglês e português. A outra coisa que achei muito curiosa foi que, no serviço de bordo, antes de ser servida a comida eram distrbuídas aquelas tradicionais toalhas quentes!!! O que é ferrado é que, com isso, o serviço de bordo fica muuuuuuuito demorado e, a despeito de o avião ter decolado meia-noite e pouco, as luzes só foram apagadas às 3h. Como eu já tinha dormido poquíssimo nas duas noites anteriores (em função da Mostra de Cinema de São Paulo e dos botecos que se seguem a ela), fiquei realmente detonado...

Mas se tem uma coisa que tenho em comum com os japas é o gosto por tecnologia. Não lembro que modelo de Boeing era (os amigos aeronáuticos talvez possam ajudar), mas rolavam LCDs individuais para todos os passageiros com um menu de opções por filmes, rádio, informações sobre o vôo, jogos ou a programação principal do avião (que também era transmitida em um telão). Ao controle remoto era acoplado um telefone. E, tanto na decolagem quanto na aterrissagem, a programação principal mostrava a visão dos pilotos, o que eu achei muito show! Aproveitei para ver o filme do Al Gore sobre o aquecimento global. Interessante o filme, mas como eu odeio frio e tinha visto no WeatherChannel que estaria fazendo 7 graus Celsius em NYC, confesso que vi o filme pensando "Fuck Al Gore! Hail to the global warming!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário